Desde 1970 a Adidas é quem fabrica as bolas oficiais da Copa do Mundo. Nota-se pouca diferênça dos modelos no início, porém ao chegar em 2010 a tão polêmica Jabulani é a bola da vez.
1970 - México
Adidas Telstar
1974 - Alemanha
Adidas Telstar e Adidas Chile
1978 - Argentina
Adidas Tango
1982 - Espanha
Adidas Tango Espanha
1986 - México
Adidas Azteca
1990 - Itália
Adidas Etrusco Unico
1994 - EUA
Adidas Questra
1998 - França
Adidas Tricolore
2002 - Coréia / Japão
Adidas Fevernova
2006 - Alemanha
Adidas Teamgeist
2010 - África do Sul
Adidas Jabulani
A verdade é que antes eles não ligavam para design, era mais o nome que prevalecia. Hoje em dia como forma de marketing e seguindo a proposta da Adidas de inovação e tecnologia, eles se preocupam no design e na funcionalidade também.
Dizem que a idéia é facilitar a vida dos jogadores na hora da finalização e dificultar a dos goleiros.
Pelo visto isso só é o começo. Imagina como será a bola do mundial de 2030? por exemplo.
2 comentários:
soh mudou de 1998 pra ca !!
Porque soh a adidas fabrica as bolas? Porque não a Penalty ? ehuehuehuheu
Chegar ao posto de fornecedor da bola da Copa do Mundo hoje em dia não deve ser tarefa fácil. Acho que as marcas nacionais só terão uma mínima chance em 2014, sendo a copa aqui, e mesmo assim não sei se há possibilidade da Adidas perder este posto. Deve haver milhões envolvidos nisso, se não bilhões de dólares, entre tecnologia, patrocínios e etc. Mas que essa bolinha nova, a Jabulani é uma desgraça, isso é... Dificultar a vida dos goleiros, e o prazer de jogar com uma boa bola fica aonde? Tudo bem mexer na aparencia, na eficiencia aerodinamica, mas parece que nessa já mudaram o peso, a calibragem e até o revestimento pra fazer ela pular mais e reagir melhor ao chute. Se continuar assim as bolas daqui a uns anos vão ter trajetória controlada por pensamento...
Postar um comentário